---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

obras
Restaurante escola passa por reparos na estrutura e nas instalações

Publicado em 22/04/2019 às 18:04 - Atualizado em 22/04/2019 às 18:38

Atividade prática realizada durante a semana do peixe Baixar Imagem

A edificação do restaurante escola foi construída com recursos de R$ 1.162 milhão do Governo Federal e inaugurada no ano de 2016, pela antiga gestão. Situado às margens da avenida João Marronzinho , o prédio vem sendo administrado há dois anos pela Udesc Laguna que assumiu a gestão do local por meio de cessão de uso.  A universidade constatou inúmeras irregularidades construtivas e de instalação. Outras atividades programas inicialmente para dar uso ao restaurante escola (cursos e palestras na área de gastronomia) ainda não puderam ser concretizadas em função da necessidade de adequação das instalações.

 

Em abril de 2017 a universidade solicitou a vistoria do Corpo de Bombeiros para recebimento do Habite-se, onde foi constatado em relatório que o sistema de gás, a iluminação de emergência e o sistema contra incêndio não eram adequados. Entretanto, nesta data o orçamento de 2017 da Udesc já estava comprometido e a contratação dos serviços dependia da liberação de novos recursos.

 

O escritório de cooperação técnica da Udesc procedeu, em julho de 2017, com a elaboração das plantas (de situação, arquitetônica, hidrossanitárias,preventiva de incêndio e elétrica) uma vez que a prefeitura não localizou nenhuma planta impressa, assinada e aprovada do restaurante escola.

 

As novas plantas foram aprovadas em dezembro de 2017 e em agosto de 2018 uma nova avaliação constatou inúmeras irregularidades construtivas e de instalação que foram divididas em 12 pontos que estão sendo sanados:

 


1. Revisão/ Alteração das instações de gás canalizado e central de gás


Registros e reguladores instalados de forma incorreta, sem a devida distância entre eles. Novos registros serão embutidos em alvenaria. Após a retificação e melhorias no sistema de gás, deverá ser realizado o teste de estanqueidade e pressão, com emissão de um laudo técnico e ART como garantia de funcionamento do sistema.

 


2. Revisão/ Adequação do sistema de prevenção por extintores


Os extintores deverão ser colocados ou substituídos conforme sua validade e vistoria do corpo de bombeiros, sinalizados e respeitando as posições indicadas em projeto.

 


3.Revisão/Adequação do sistema preventivo de alarme contra incêndio


Manutenção de todo sistema de alarme e detecção, sendo que todos os componentes que não apresentam conformidade deverão ser substituidos de forma a garantir o pleno funcionamento do sistema, assim como susbtituição das tubulações de PVC junto ás fritadeiras e aos fogões por tubos de aços galvanizados.

 


4. Revisão/Adequação do sistema de iluminação de emergência


Todos os blocos de iluminação de emergência deverão ser revisados e adicionados blocos autônomos de iluminação no almoxarifado, hall de entrada e corredores.

 


5. Revisão/ Adequação do sistema de sinalização do abandono


Todas as placas indicativas de saída deverão ser revisadas. As placas indicativas de saída deverão estar posicionadas conforme consta no projeto.

 


6. Intervenção da região da cozinha/laboratório


O sistema de exaustão deverá ser alterado, realocando o motor elétrico do exaustor para a parte externa da cozinha. Verificação da ancoragem dos dutos de ventilação à laje de concreto existente.

 


7. Revisão/ Adequação de pisos e deck's


Todos os borrotes e réguas de madeira do Deck que estão deterioradas e apresentando danos, deverão ser substituídas, assim como toda a estrutura de apoio junto ao solo que sedeu, deverá ser refeita. Após procedimentos de reparo, o deck deverá recever nova pintura.

 


8. Revisão/Adequação de esquadrias


Todos os vidros danificados deverão ser substuídos, assim como deverão ser revisados todas as esquadrias de fechamento e dobradiças. Nas portas principais serão instaladas grades de correr, como medida para auxíliar a garantia da segurança.

 


9. Revisão/ Adequação das instalações elétricas


As instações elétricas não são adequadas ás demandas dos equipamentos, visto que já ocorreu uma explosão do quadro de energia. Deverá ser realizada a verificação de disjuntores, interruptores e tomadas de alimentação dos equipamentos.

 


10. Revisão/ Adequação das instações hidro sanitárias


Revisão do sistema, verificação de vazamentos, torneiras, válvulas de descarga, conjuntos de moto bomba, registros, tubos e de todos os componentes de forma a garantir o pleno funcionamento do sistema.

 


11. Pintura Geral


A edificação reberá pintura interna e externa, tendo em vista que há pontos onde ocorreram trincas, fissuras ou rachaduras que deverão receber o tratamento adequado.

 


12. Cobertura


Foi verificada a existência de goteira em alguns pontos, e para garantia de funcionamento e estanqueidade do sistema, será refeita toda a impermeabilização da laje.

 

 


Atividades de ensino, pesquisa e extensão estão sendo desenvolvidas no restaurante escola

 


As instalações e o espaço físico do local foram divididos em laboratórios a serem utilizados de acordo com suas respectivas áreas de atuação e funções desenvolvidas, contando atualmente com 4 salas para a realização de análise sensorial, microbiológica e fisico química de alimentos, assim como uma sala de tecnologia de alimentos e uma sala de aula.

 


O espaço fisíco do laboratório é utilizado para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à ciência e tecnologia de alimentos, assim como do pescado, com o intuito de utilizar o conhecimento para melhora da qualidade do pescado e seus derivados destinados ao consumo de seres humanos e animais.

 


Neste ultimo ano, foi realizado a análise sensorial do pescado fresco, estimativa de sua qualidade para o consumo, assim como sua utilização na fabricação de produtos derivados do pescado salgado, defumado, seco e embutido. O resultado dessa pesquisa e de outras foi apresentado na "Semana do peixe", evento científico aberto para toda comunidade.

 


Outras atividades programas inicialmente para dar uso ao restaurante escola (cursos e palestras na área de gastronomia) ainda não puderam ser concretizadas em função da necessidade de adequação das instalaçoes, que não permitiram a utilização de muito dos equipamentos e instalações. Entretanto, as adequações estão sendo realizadas para utilizar de forma mais eficaz o local.

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar