---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educação
Patrimônio arqueológico é tema de atividades pedagógicas em escolas de Laguna

Publicado em 13/05/2019 às 14:41 - Atualizado em 13/05/2019 às 15:08

A convite da escola de Educação Básica Municipal E.E.B. Comandante Moreira, da comunidade de Campo Verde, o escritório técnico do Iphan em Laguna realizou na última oficina sobre patrimônio arqueológico, em especial os sambaquis daquela região.

 

O grupo escolar está desenvolvendo uma feira de ciências voltada à valorização dos povos Sambaquieiros, e nesse contexto a atividade serviu para a construção do conhecimento coletivo entre alunos e professores.

 

Por meio de recursos audiovisuais, do contato com artefatos arqueológicos e de visita técnica, os alunos puderam compreender um pouco sobre importância da preservação dos sítios arqueológicos na comunidade.

 

Os sambaquis são sítios arqueológicos construídos por grupos pescadores-caçadores coletores pré-coloniais, sendo recorrentes no litoral sul do Estado de Santa Catarina povoaram a região mais de seis mil anos atrás. Apresentam características funerárias e ritualísticas, tendo como principal elemento construtivo os moluscos, que acumulados ao longo dos anos, formaram grandes montes que ultrapassaram 35 metros de altura. 

 

O transporte dos alunos foi oferecido pela Prefeitura Municipal de Laguna e as atividades também contaram com o apoio do pesquisador da USP Danilo Assunção e de colaboradores do GRUPEP/UNISUL Tubarão.

 

Fonte: Iphan/Laguna