---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

defesacivil
Força-tarefa vai ajudar na recuperação da cidade

Publicado em 25/05/2019 às 20:13 - Atualizado em 25/05/2019 às 20:46

Marinha e Exército irão incorporar a força-tarefa, juntamente com Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Polícia Militar e Bombeiros com os órgãos municipais. O pedido foi do prefeito Mauro Candemil durante a reunião na tarde deste sábado, dia 25. Devido às fortes chuvas, vários bairros foram alagados e precisam de manutenção e melhorias.

 

O Exército e a Marinha irão disponibilizar a partir de segunda-feira (27) trinta soldados do exército e servidores, além de viaturas, para o auxílio na manutenção.

 

Estiveram presentes na reunião: o capitão Marcelo da Polícia Militar; capitão tenente Carla Luzia, da Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna; comandante Saleide Duarte da Guarda Municipal, sargento Fernandes do Corpo de Bombeiros; coordenador regional da Defesa Cívil, Daniel Bazaella e o coordenador municipal, Antônio Silva, além de secretários.

 

 

Principais localidades atingidas

 

 

Distrito de Ribeirão, Bentos, Barbacena, Vila Vitória, Cabeçudas, Mato Alto, Progresso, Jardim Juliana e Loteamento Lidiane (Portinho).

 

 

Quarenta ocorrências

 

O Corpo de Bombeiro registrou 40 ocorrências na sexta-feira, e 17 ocorrências até as 18h deste sábado (25). Principais situações envolvendo alagamentos e retirada de pessoas ilhadas. O hidro jato da Prefeitura Municipal está auxiliando a corporação nas ocorrências de liberação de água de casas e terrenos.

 

 

Levantamento

 

O coordenador Regional de Itajaí, Daniel Bazanella, está em Laguna representando a Defesa Civil de Santa Catarina, para realizar um levantamento de obras atingidas, pessoas desabrigadas e desalojadas. Com o registro fotográfico e dados, o coordenador irá auxiliar o município com itens humanitários e na busca de recursos necessários.

 

 

Ações paliativas

 

Foram realizadas ações paliativas nas localidades que estavam intransitáveis e oferecendo risco à população: Liberada para tráfego via interrompida na Barbacena, na comunidade da Figueira para pedestres e veículos leves, manutenção paliativas na Avenida Júlia Nascimento, loteamento Lidiane e rua Carneiro Costa (Próximo ao Iró).

 

 

Administração

 

 

Está fornecendo todo suporte para contratações de emergência a partir do decreto assinado na data de hoje (25). Realizou compras emergências de capas de chuva, botas, matérias para fechamentos de rua e macacões para Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Obras.

 

Museu

 

Amanhã, domingo, dia 26, o Museu já está aberto ao público e na segunda-feira (25) os demais pontos. Alguns acervos acabaram molhando, entretanto durante o dia já foi realizado a recuperação.

 

Duas unidades não terão aulas

 

Está sendo realizado vistoria e limpeza nas escolas e creches do município. Até o momento, a escola do Bananal apresentou problemas com a estrutura do muro. A creche da Cabeçudas sofreu problemas de infiltração. Ambas as unidades não terão aulas. De acordo com a secretária Janaina Preve, outras unidades aula normal.

Após levantamento formal da Secretaria de Planejamento e Defesa Civil, será informado a situação.

 

 

Saúde

 

Todas as unidades básicas de saúde estarão atendendo normalmente na segunda-feira (27). O Hospital apresentou um caso isolado de vazamento, que já foi solucionado e a emergência está atendendo normalmente.

 

 

Famílias atendidas

 

Desde a madrugada desta sexta-feira (24), foram realizados plantões de atendimento as famílias necessitadas.  Mais de 50 famílias foram atendidas e receberam doações de água, produtos de higiene, limpeza, roupas, colchões, entre outros. Os telefones continuam disponíveis.

 

Jurídico

 

Está sendo organizado uma comissão que realizará no prazo de 15 dias, um levantamento total dos danos causados e se encarregará da parte burocrática de agregar recursos para recuperação das estradas, vias e do município em geral.

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar