---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

meioambiente
Aparecimento de jacarés está relacionado às chuvas das últimas semanas

Publicado em 10/06/2019 às 16:45 - Atualizado em 10/06/2019 às 17:12

O aparecimento de jacarés em locais que não são de sua natureza aqui em Laguna tem surpreendido moradores e visitantes. Somente esta semana, dois jacarés apareceram em locais inusitados na cidade, um na beira da praia do Gi e outro dentro de um bueiro, na Praia do Mar Grosso. Com estes, já foram encontrados sete jacarés em 2019 – um deles localizado morto em uma praia.

 

De acordo com o biólogo especialista em répteis, Rodrigo Ávila Mendonça, o Jacaré-do-papo-amarelo é comum em toda região e o motivo destes aparecimentos em habitats diferentes podem estar relacionados às fortes chuvas na região há cerca de duas semanas atrás. “Eles provavelmente desceram pelo rio com a enxurrada”, disse.

 

Rodrigo salienta, portanto, que o desequilíbrio ambiental, pode ter relação com aparecimento também, o desmatamento cada vez maior das beiras dos rios e lagoas, provocando a alteração do habitat natural destes animais, que deveria estar coberto com mata ciliar e florestas. “Esses animais gostam de áreas abertas e quanto mais estes ambientes forem desmatados mais fácil fica pare está espécie ampliar sua distribuição”.

 

O biólogo afirma que não é da natureza deles atacar as pessoas, mas acidentes podem acontecer. “No seu estado natural ele não ataca o ser humano, mas acidentes podem acontecem com qualquer tipo de animal”, reforça.

 

O jacaré-do-papo-amarelo é comum em todas as cidades da região da Amurel.

 

Cuidados:

 

Nunca se aproxime de um animal silvestre que esteja fora de seu habitat ou com alguma lesão. Mantenha distância e entre em contato com a Polícia Ambiental, no telefone: 3647-7880

 

Eles já estão assustados por estarem fora do habitat deles. Precisam de ajuda e não serem incomodados. 

 

Fonte: Lagunambiental