---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

flama
Governo Municipal se reúne com moradores da Rua Leoberto Leal para esclarecer sobre esgotamento sanitário

Publicado em 17/12/2019 às 16:00 - Atualizado em 17/12/2019 às 16:29

O Prefeito Mauro Candemil acompanhado da Presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Deise Cardoso, e o Chefe da Casan em Laguna, Giovane Pickler, se reuniram no último sábado (14), com moradores da Rua Leoberto Leal, no bairro Progresso, para esclarecer questões relacionadas ao esgotamento sanitário da localidade.

 

Os moradores desta rua receberam vistorias da equipe técnica da Operação Lacre Ambiental, comandada pela Flama, após uma solicitação do Ministério Público de Santa Catarina para verificação in loco dos problemas relacionados à poluição decorrente de ligações irregulares do esgoto, no sistema pluvial.

 

Os  técnicos do município verificaram que a Rua Leoberto Leal não possui a rede de esgotamento sanitário da Casan e os efluentes de quase 100% das casas estão sendo lançados na rede pluvial.

 

Após essa verificação, a Flama entregou pessoalmente ofício a 96 residências da rua, solicitando a adequação do tratamento de esgoto no prazo de trinta dias, sob pena de sanção administrativa.

 

Na reunião realizada neste final de semana, os gestores do município explicaram toda situação aos moradores, a maioria de baixa renda, e informaram quais são os procedimentos necessários. "De início todos os moradores se comprometeram em instalar caixa de gordura, já nos próximos dias. Agora estamos aguardando a licitação que será realizada para o esgotamento sanitário do centro histórico, onde esta rua está inserida. Assim, com a construção da rede de esgoto pela Casan, todas as residências poderão ser ligadas à rede e se regularizar", explicou Deise Cardoso.