Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde
Vacinação com astrazeneca está suspensa em gestantes

Publicado em 12/05/2021 às 17:50 - Atualizado em 13/05/2021 às 11:01

Na tarde desta quarta-feira, dia 12, a Secretaria de Saúde recebeu a nota técnica da Diretoria da Vigilância Epidemiológica sobre a suspensão temporária da vacinação de gestantes e puérperas com as vacinas da Covid-19 produzidas pelo laboratório Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

 

Orientou também a suspensão temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades com qualquer imunizante contra a Covid19.

 

Já em relação à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a vacinação deverá prosseguir com as demais vacinas Covid-19 em uso no país (Sinovac/Butantan e Pfizer), considerando que o perfil de risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável.

 

Para a continuidade da vacinação de gestantes e puérperas com as comorbidades listadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a mulher deverá comprovar a gestação ou puerpério, e a condição de risco (comorbidade) por meio de relatório médico com a prescrição da vacina Covid-19, após análise conjunta entre médico e paciente, da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina.

 

As gestantes que já receberam doses de vacinas contra a Covid-19 procurem manter a regularidade no seu pré-natal. Além disso, orienta-se que as equipes de Atenção Primária à Saúde dos Municípios mantenham o monitoramento das gestantes que receberam vacinas contra a Covid-19, notificando imediatamente quaisquer Eventos Adversos PósVacinação.

 

Para as gestantes e puérperas que foram vacinadas com a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, orienta-se aguardar recomendações adicionais, que serão emitidas em nota técnica pelo PNI. Para as gestantes e puérperas que foram vacinadas com a primeira dose da vacina Sinovac/Butantan ou Pfizer, recomenda-se a conclusão do esquema vacinal com a segunda dose conforme o intervalo recomendado.