Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

desenvolvimento
Reunião discute projeto para construção de parque ambiental Municipal República Catarinense e Bolsão de Estacionamento da Pedra do Frade

Publicado em 08/07/2021 às 16:59 - Atualizado em 08/07/2021 às 17:27

A Secretaria do Governo e Desenvolvimento, organizou uma reunião para apresentar a ideia preliminar do Projeto elaborado de forma gratuita pelo Biólogo Reinaldo Langer Jaeger a pedido da Fundação Lagunense de Cultura, com a intenção de informar e ouvir órgãos ambientais, jurídicos e afins, Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Secretaria de Turismo.

 

O encontro foi realizado nesta terça-feira (6), a equipe da Secretaria de Governo e Desenvolvimento apresentou a proposta para criação do Parque Natural Municipal República Catarinense na Barra da Cigana. O projeto foi levado para discussão aos membros das pastas da secretaria de Governo, Planejamento, Fundação Lagunense de Cultura, Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, APA da Baleia Franca, CMPC e Ministério Público Estadual e Federal.

 

O objetivo do encontro, realizado remotamente, foi discutir entre todos os setores a possibilidade da criação do parque. A construção do empreendimento, localizado próximo a área preservada na Barra da Cigana, visa também proteger e preservar a região que constantemente sofre com intervenções de uso irregular na localidade. De acordo com a proposta, a ideia é estabelecer um espaço de uso sustentável, turístico e cultural regulado conforme as legislações ambientais. Após discussão, o projeto vai passar por novos ajustes para apreciação de órgãos ambientais e demais entidades reguladoras.

 

Durante o encontro, também foi apresentado o projeto da criação de um bolsão de estacionamento próximo a Pedra do Frade, sugerido pela secretaria de Planejamento. O próximo passo será a realização de uma audiência pública para tratar do assunto.