Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

esporte
Equipe feminina de Laguna disputa a final do 10º Regional Sul de GoalBall - Futebol para Cegos

Publicado em 03/06/2022 às 17:33 - Atualizado em 03/06/2022 às 18:01

Atletas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná estão em Londrina disputando os jogos do 10º Regional Sul de GoalBall. Neste sábado (4), às 14h, acontece a final entre as equipes femininas de Laguna e Porto Alegre

 

A delegação foi enviada através da Associação de Deficientes Visuais de Laguna - ADEVLASC, no qual realizam os treinos semanais no Ginásio da Cabeçuda. 

 

O transporte de ida e volta a Londrina foi subsidiado pela Prefeitura de Laguna, por meio de autorização de fornecimento solicitada pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes e Secretaria de Fazenda.  

 

A Associação de Deficientes Visuais de Laguna - ADEVLASC, por meio da sua equipe de GoalBoal (Futebol de Cegos), representará Laguna na Etapa Regional Sul em Londrina - PR, com viagem já marcada para o período de 1º a 5 de junho de 2022.

 

Confira os resutaldos da primeira fase: 

Laguna 11x01 Francisco Beltrão PR


Laguna 14x04 Porto Alegre RS


Laguna 13x03 Blumenau SC

 

Sobre o esporte:

 

O goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

 

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.