---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

meioambiente
Fonte da Carioca está fechada para manutenção

Publicado em 07/11/2018 às 18:44 - Atualizado em 08/11/2018 às 14:53

Após a sugestão do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) para o a manutenção da Fonte da Carioca. O Governo Municipal fechou o local nesta quarta-feira, dia 7. A Secretaria de Obras irá realizar a limpeza externa do local, como retiradas de folhas, galhos e demais sujeiras. O Governo Municipal já iniciou os trâmites para a contratação de uma empresa especializada na limpeza interna dos canos e maquinários, de acordo com o presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Patrick de Souza.

 

Nesta quarta-feira, Casan, Vigilância Sanitária, Saúde, Flama, Planejamento Urbano e Procuradoria estiveram reunidos para discutir a situação do local histórico. 

 

Um novo laudo será feito para verificar as características da água com a manutenção. A intenção é realizar com maior frequência testes de potabilidade da água. 

 

A expectativa é abrir novamente as torneiras da fonte o mais breve possível.

 


Uma forma preventiva para continuar oferecendo água gratuita para a população.

 

O Governo Municipal recebeu o documento do Comdema na terça-feira, dia 6. 

 

Testes realizados por geólogos em 2010 diagnosticaram que a fonte produz 3.535 mil litros por hora, isso representa 2.542.200 por mês (dois milhões quinhentos e quarenta e dois mil e duzentos).

 

Em 2010, o espaço foi revitalizado. Houve a troca do encanamento, que leva a água da nascente até as torneiras, por material em inox. As torneiras também são do mesmo material.

 

A água da Fonte da Carioca se forma através da infiltração do líquido da chuva, que penetra na terra até encontrar uma rocha, não conseguindo penetrar, a água retorna para a superfície em formas de vertentes, a água tem algumas características por ter recebido nutrientes ao passar pelas faixas de terra e rochas. Este processo demora anos para acontecer. O solo nas proximidades da vertente deve ser constantemente limpo para não ser contaminado e influenciar na pureza da água.

 

Laguna é uma das únicas cidades do Sul do Estado com fonte de água.

 

Comunicado Condema

 

Reuniu-se neste dia 6 de novembro de 2018, na sala de reunião da Udesc, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema). Na pauta, os resultados das análises da água da Fonte da Carioca. Após discutido e aprovado foi deliberado pelo Conselho o fechamento imediato da Fonte da Carioca para fins de manutenção, sendo que a última foi realizada há 8 anos.

 

Tal providencia é imediatamente necessária a fim de estabelecer o consumo de água pela população, tendo em vista que alguns parâmetros dignosticados pelo laudo estão em desconformidade com a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) tais como:

 

PH - responsável pelo parâmetro de estabilidade da água - apresenta diferenciações

 

Alumínio - está dentro da faixa limite para o consumo

 

Sólidos totais dissolvidos - são matérias orgânicas (fragmentos de folhas e galhos decompostos) e foi diagnóstico pelo laudo, conforme três testes examinados por laboratórios a pedido do Comdema.

 

Destaque que, o Conselho se compromete no acompanhamento e aconselhamento das medidas necessárias ao retorno das atividades da Fonte da Carioca

 

Carla de Souza Silveira
Presidente do Comdema

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar