• ?

obras
Escola Jerônimo Coelho de 107 anos será um colégio militar

Publicado em 14/11/2018 às 12:24 - Atualizado em 14/11/2018 às 13:39

A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira, dia 14, no auditório da prefeitura de Laguna Baixar Imagem

A segunda escola mais antiga de Santa Catarina, a Jerônimo Coelho será revitalizada e ampliada. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira, dia 14, no auditório da prefeitura de Laguna.  A unidade escolar completa 107 anos no próximo mês.

O restauro e ampliação foi licitada, através da Agência de Desenvolvimento de Tubarão, por R$ 3.461.058.70. A vencedora foi a empresa Camilo e Ghisi. Prazo contratual de dois anos.

A obra será para ampliação de uma área de 978.63 metros quadrados, construção de uma quadra de esportes coberta de 299,90 metros quadrados e restauro de uma área de 1.566,06 metros quadrados.

Nesta nova etapa da sua centenária história será um polo regional do Colégio Militar do Estado.

O decreto oficializando a nova denominação deverá ser expedida pela Secretaria Estadual da Educação nas próximas semanas, sobre como será o andamento da implantação e matrículas, números de vagas, devido uma tramitação e análise da legislação que regulamentará o funcionamento dos Colégios Militares em Santa Catarina.

O prefeito Mauro Candemil lembrou das tratativas para trazer a unidade militar para Laguna, reuniões com o atual governador Eduardo Moreira, militares e secretárias de educação de Laguna, Karmensita Almeida e do Estado, Simone Schramm.

Frequentador dos bancos escolares da Jerônimo Coelho, Candemil falou com entusiasmo dos tempos estudantis.

O tenente coronel da Polícia Militar de Laguna, Jeffer Francisco, estudou em colégio militar e descreveu a qualidade de ensino e parabenizou os envolvidos. "Vamos ser testemunhas de um novo momento", disse.

O secretário regional da ADR Tubarão, Samuel Gonçalves, discursou apontando o empenho de todos e "o simbolismo de uma revitalização de um prédio histórico, além de trazer mais segurança e empregos com a instalação do colégio".

Santa Catarina conta com quatro colégios militares nos municípios de Blumenau, Florianópolis, Lages e Joinville. Ao todo são 755 estudantes, 103 entre gestores, professores e demais profissionais escolares.

Em 2017, iniciou o processo para a transferência de alunos do Jerônimo Coelho, remoção de funcionários e toda uma logística de material, arquivo de documentos e mobília. Os 210 estudantes do Jerônimo foram realocados na EEM Almirante Lamego, também no centro histórico.

Participaram da solenidade de assinatura, o vice-prefeito Júlio Willemann; secretário adjunto da Educação, Cristian Pavanate; capitão de corveta da Marinha, Aldo Carvalho; delegado regional da Polícia Civil de Laguna Rhafael Giordani; vereadores Adilson Paulino, Kleber Lopes e Osmar do Gás, assim como, os secretários municipais e presidentes das fundações municipais; Ana Paula Citadin, do Iphan de Laguna e o gerente regional da Casan de Laguna, Giovani Pickler.

A Secretaria de Educação deve se pronunciar sobre editais de matrículas.
O prefeito Mauro Candemil adiantou que salas estarão disponíveis em unidades escolares do centro histórico para o início das aulas, enquanto a obra não seja concluída.

Seis escolas

O prefeito Mauro Candemil enumerou as melhorias e transformações nas unidades de ensino de Laguna, nas funções de chefe do executivo e secretário regional da ADR de Laguna. "Ciclo de escolas novas e reformadas: unidade do Ribeirão Pequeno, Farol de Santa Marta, Saul Ulysséa, Ana Gondin, Ceal e agora, Jerônimo Coelho", apontou. Benefícios para mais dois mil alunos.

Texto: jornalista Taís Sutero - SC 1796

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}