---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde
Postos de saúde terão jornada estendida na próxima semana para vacinar contra Febre Amarela. Primeira morte em SC já foi confirmada

Publicado em 28/03/2019 às 15:24 - Atualizado em 01/04/2019 às 14:21

A cobertura da vacinação contra a Febre Amarela em Laguna segue baixa. Desde quando iniciou a campanha, em fevereiro deste ano, foram vacinadas somente 6.500 pessoas no município. A meta, segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Rosimari Rodrigues Nunes, é vacinar 31.419 pessoas.

 

O alerta aumentou nesta quinta-feira (28) após a confirmação da primeira morte por Febre Amarela em Santa Catarina, divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. O paciente é um homem, de 36 anos, morador de Joinville. A morte por febre amarela foi confirmada pelo Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz do Paraná que analisou as amostras coletadas do paciente. Com essa confirmação, Santa Catarina tem o registro do primeiro caso de febre amarela contraído dentro do Estado, com morte.

 

"A única forma de prevenir a febre amarela é com a vacinação", reforça Rosimari.

 

Por isso, a partir da próxima semana algumas unidades de saúde realizarão jornada estendida até às 20h.

 

Confira os dias e as unidades:

 

Atendimento até às 20:00

Terça-feira (2): Farol de Santa Marta

Quarta-feira (3): Magalhães

Quinta-feira (4): Campo de Fora (Carioca) *Atendendo provisoriamente no Centro de Especialidades Odontológicas

Sexta-feira (5): Esperança

Dia 9 (terça-feira): Mar Grosso

 

O público alvo são pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Acima de 60 anos ou com restrições de imunização, o interessado em se vacinar deve procurar primeiro um médico, e obter uma orientação por escrito do profissional.

 

Confira as unidades básicas com sala de vacinação

 

Unidade Sanitária Central (Carioca) – provisoriamente atendendo na sede do Centro de Especialidades Odontológicas, entre 8h e 11h30 e das 13h às 16h30.

 

Unidade Magalhães, Mar Grosso, Passagem da Barra, e ESF Esperança – mesmo horário.

 

Saiba mais:

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

 

Qualquer pessoa que não tenha sido vacinada e que resida em áreas onde há a transmissão da doença ou visite-as pode contrair a febre amarela. A doença não é contagiosa, sendo adquirida apenas pela picada do mosquito infectado com o vírus.

 

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo (de modo geral), náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada na pele ou na parte branca dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência múltipla de órgãos.