---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

governo
Projeto do acesso norte já está com o município

Publicado em 02/05/2019 às 15:43 - Atualizado em 02/05/2019 às 17:04

O ato de entrega do termo de cooperação entre a prefeitura de Laguna e Governo do Estado para a cessão do projeto ocorreu nesta quinta-feira, dia 2 Baixar Imagem

Com o projeto nas mãos, o prefeito Mauro Candemil poderá solicitar o financiamento para a construção do acesso norte. São 5,3 quilômetros passando pela comunidade de Barbacena. Obra orçada em R$ 8,5 milhões.

 

O ato de entrega do termo de cooperação entre a prefeitura de Laguna e Governo do Estado para a cessão do projeto ocorreu nesta quinta-feira, dia 2. O financiamento foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

 

"Há décadas que o município vem pleiteando esse acesso. Conseguimos do BRDE essa linha de crédito favorável. A cidade está precisando", salientou Candemil.

 

O prefeito foi recebido pelo secretário da Casa Civil, Douglas Borba, em Florianópolis. Os vereadores Cleosmar Fernandes, Kleber Roberto Lopes, Rodrigo Moraes, Waldomiro Barbosa, Osmar Vieira, deputado Felipe Estevão e o presidente da Associação de Moradores da Barbacena, Oscar Vicente acompanharam o ato.

 

O termo foi assinado pelo governador Carlos Moisés.

 

O acesso norte terá 5,3 quilômetros, com início na avenida João Marronzinho, passando pela via Arno João Gruner (conhecida rua da Granja), depois a popular Estrada de Cristo (Desembargador Norberto Ungaretti) passando pela comunidade de Barbacena até a BR 101.

 

Com a construção do acesso norte, uma nova alternativa para entrada e saída de veículos na cidade, agilizando a trafegabilidade na região do Portinho e Progresso, também o desenvolvimento da região norte do município.

 

O que foi dito:

 

"Nós levamos o pleito ao governador, que se dispôs a colocar tudo o que o Estado possa fazer para que essa obra aconteça", destaca o secretário da Casa Civil, Douglas Borba.

 

“Verificamos a necessidade da elaboração desse termo para que o município possa usar esse projeto do Estado. Nosso papel é respaldar os municípios ", disse o secretário adjunto da Casa Civil, Mateus Hoffmann.

 

“Queremos ser a ponte entre vocês e o Estado, ou seja, ter um bom relacionamento, despido de vaidades. Laguna é minha terra, nasci e cresci ali e nosso gabinete é a extensão da casa de vocês.”, disse o deputado estadual Felipe Estevão.

 

“Essa parceria terá um impacto muito importante na economia da cidade”, frisou o presidente da Câmara de Vereadores, Cleosmar Fernandes

 


Transferência de bens

 

Foi entregue ao secretário Borba um pedido de transferência para o governo municipal do sambódromo, do Centro Social Urbano, no bairro Progresso e da Codisc. Também foi encaminhado uma solicitação de estudo sobre o manancial da água na área da Codisc, na entrada da cidade.

 

“Estamos fazendo um levantamento dos imóveis. Por 180 dias não podemos fazer transferências, por força de decreto. Peço aos senhores mais 60 dias para que possamos responder sobre esses pleitos para evoluir nessa questão”, explicou o secretário da Casa Civil, Douglas Borba.

 

 

Saiba mais sobre o acesso norte:

 

 

- Na elaboração do projeto de asfaltamento da avenida João Marronzinho, em 2014, a empresa elaborou um traçado para o acesso norte;

 

 

- A estrada de Ferro Dona Teresa Cristina solicitou um túnel para a passagem do trânsito, que ocasionou aumento do valor total da obra;

 

- Na época, o então secretário regional e hoje prefeito Mauro Candemil, solicitou uma segunda alternativa com um novo traçado para viabilizar o acesso norte;

 

- O Estado elaborou o projeto, através da Secretaria de Infraestrutura;

 

- Com o período eleitoral, em 2018, o edital para a licitação pelo Estado não foi lançado;

 

- Em 2019, o prefeito Mauro Candemil e sua equipe, decide solicitar um empréstimo bancário para viabilizar o acesso norte;

 

- Abril de 2019 – Câmara de vereadores aprova o empréstimo;

 

- Maio – Prefeitura recebeu o projeto para iniciar os trâmites administrativos, técnicos e financeiros junto ao BRDE.

 

O que é BRDE ?

 

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Uma referência em financiamentos de longo prazo para investimentos.

 

É uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar