---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cidadania
Alistamento Militar termina dia 30 de junho. Processo é feito pela internet

Publicado em 14/05/2019 às 10:57 - Atualizado em 15/05/2019 às 15:47

Termina no dia 30 de junho o prazo para os adolescentes que completam 18 anos este ano façam o alistamento militar obrigatório. A inscrição é feita pela internet no site: www.alistamento.eb.mil.br e basta apenas informar o CPF do jovem e conferir as informações pessoais geradas pelo sistema.

 



"Apesar da grande facilidade que as pessoas têm em acessar o site, ainda que mediana, temos certa procura aqui na Junta Militar para fazer o alistamento", explica o secretário da Junta Militar em Laguna, Jefferson Rocha Maurício. Segundo ele, os jovens podem procurar o órgão para o alistamento portando os documentos necessários, caso não consigam acessar o site ou não possuam a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

 



Após um mês, os jovens serão comunicados dos dias para se apresentarem à Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna para fazerem a inspeção médica. No dia, eles podem ser incorporados ou dispensados do serviço militar. "Depois eles têm até 90 dias para pegar o certificado de dispensa, e se não o fizerem, o documento será encaminhado para destruição conforme regras da Diretoria de Serviço Militar", explica Maurício.

 



O secretário da Junta Militar salienta que o adolescente que não fizer seu alistamento em 2019, só poderá realizar o procedimento em 2020.

 



O alistamento militar é válido para os jovens que completam 18 anos em 2019 (nascidos em 2001). Para fazer a inscrição é preciso acessar este site e informar o número do CPF.

 



Caso o alistamento não possa ser feito via online, o procedimento pode ser realizado na Junta Militar, com o jovem apresentando os seguintes documentos (válido para àqueles que não possuem CPF):

 



Certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente);
Comprovante de residência ou declaração assinada; e
Documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.



Mais informações:
Para outras informações, a Junta Militar pode ser procurada no antigo Paço Municipal, rua Voluntário Carpes, nº 155, entre 8h e meio-dia. O telefone para contato é (48) 3644-0401.


Informações Relacionadas

Assuntos