---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira

Publicado em 07/10/2019 às 15:42 - Atualizado em 07/10/2019 às 17:02

Começa nesta segunda-feira (7) em Laguna a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Na primeira fase da mobilização, que vai até 25 de outubro, o público-alvo será formado por crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses 29 dias. Entre 18 e 30 de novembro, a dose será aplicada em adultos entre 20 e 29 anos.

 

A ação do Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, ocorre em função do surto da doença que atinge 19 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina.

 

Em Laguna, a vacina está disponível nos postos de saúde da Passagem da Barra, Magalhães, Mar Grosso, Esperança, Campo de Fora e Cabeçuda.

 

O Dia "D" será  em 19 de outubro. Neste dia, ao invés da Passagem da Barra será aberto o posto do Farol de Santa Marta e Caputera.

 

Casos de sarampo em Santa Catarina:

 

Até 29 de setembro deste ano, SC contabilizava 26 casos confirmados de sarampo (todos eles considerados importados de outros estados), além de 34 casos em investigação.

 

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), Maria Teresa Agostini, o Ministério da Saúde optou por dar prioridade ao público infantil para começar a campanha porque está entre os mais afetados pela doença em 2019.

 

— As crianças menores de cinco anos, em especial, precisam de mais atenção porque correm um risco maior de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia, infecções no ouvido e podem até morrer em decorrência do sarampo — explica Maria Teresa.

 

O Dia D de vacinação das crianças será em 19 de outubro. Para a primeira fase da campanha, Santa Catarina recebeu cerca de 300 mil doses da vacina.

 

Adultos

A Dive/SC reforça que no caso dos jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos é fundamental verificar a situação vacinal. O público dessa faixa etária vai poder se vacinar entre 18 e 30 de novembro. O Dia D da segunda fase será em 30 de novembro.

 

— Adultos nesta faixa etária precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Caso não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteirinha de vacinação, a recomendação é que vá até uma sala de vacina —ressalta a enfermeira Arieli Fialho, responsável pela imunização da Dive/SC.

 

Sobre a doença

O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros, e pode ficar até duas horas no ambiente.

 

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A vacina é única forma de se prevenir.

 

*Informações com DIVE e NSC Total