---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Dia "D" de vacinação contra o sarampo neste sábado

Publicado em 29/11/2019 às 16:58 - Atualizado em 29/11/2019 às 16:58

As unidades de saúde do município estarão abertas neste sábado (30) para o Dia "D" de vacinação contra o sarampo.  O público alvo são adultos com idade entre 20 e 29 anos.

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou dia 7 de outubro, e na primeira fase da mobilização, o público-alvo eram crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses 29 dias.

 

A ação do Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, ocorre em função do surto da doença que atinge 19 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina.

 

Em Laguna, a vacina está disponível nos postos de saúde da Passagem da Barra, Magalhães, Mar Grosso, Esperança, Campo de Fora e Cabeçuda.

 

Sobre a doença

O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros, e pode ficar até duas horas no ambiente.

 

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A vacina é única forma de se prevenir.