---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

acessonorte
Máquinas já estão nivelando o traçado do acesso norte. Topografia começou.

Publicado em 18/02/2020 às 14:17 - Atualizado em 21/02/2020 às 16:47

Os moradores da região da Barbacena já presenciaram na manhã desta terça-feira, dia 18, as máquinas nivelando o traçado do acesso norte, enquanto uma equipe de técnicos realizava a topografia, medição da área onde irá passar os 5,3 km de asfalto.



 

Na segunda-feira, dia 17, foi assinada a ordem de serviço. A obra terá o valor R$ 6.132.030,89 (seis milhões cento e trinta e dois mil, trinta reais e oitenta e nove centavos). A empresa Qualidade Construções, de Palhoça, foi a vencedora  da construção do acesso norte, na região da Barbacena.  A construção terá o financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).



 

A microempresária Astrid Ziegler está esperançosa. “Com o asfalto vou poder abrir um espaço para vender meu artesanato. Os clientes irão chegar com mais facilidade, vamos ter mais visibilidade”, disse durante a solenidade.



 

Silvete Regina Koscrewic, agricultora, vende milhares de hortaliças por mês, mora na Barbacena há 27 anos. O asfalto irá melhorar o escoamento da produção e o transporte público, pois ônibus e vans escolares costumam modificar a rota devido a lama nos dias de chuva. “Espero que tudo corra bem”, comentou sobre o andamento da obra. 



 

A expectativa é encerrar as obras em seis meses.

 

 

O prefeito Mauro Candemil salienta que a obra será um ato significativo para o desenvolvimento de Laguna, principalmente, da região norte do município. "Foram três anos e meio de muita luta", apontou.

 

 

O acesso norte vai beneficiar mais de 400 famílias, da Barbacena, São Judas Tadeu e a popular rua da Granja.

 

 

O asfalto irá passar pela rua da Granja, a Arno Gruner, seguindo para a BR-101, percorrendo o trajeto da antiga estrada, fazendo com que o trânsito não seja descolocado para dentro da comunidade da Barbacena, para segurança dos moradores. A via irá contornar a área de fora do bairro. 

 

 

Projeto

 

 

Foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado em 2018.

 

 

Contempla, além do asfalto, drenagem e sinalização.

 

 

A obra é aguardada por moradores da região, uma vez que servirá de segunda rota de saída do município (principal via para o sentido norte da BR-101), aliviando o fluxo de veículos, que hoje, se concentra na Avenida Calistrato Müller Salles, nos bairros Portinho e Progresso (acesso sul).

 

 

O Governo Municipal,  com intuito de evitar muitos gastos com a implantação e indenizações com  desapropriações, o que poderia atrasar o início dos trabalhos e tornar a obra inviável economicamente, lançou-se o traçado sobre o já existente.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar