Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

bicentenarioanitagaribaldi
Live de lançamento do Caderno de Anita

Publicado em 07/04/2021 às 14:05 - Atualizado em 07/04/2021 às 14:11

Na quinta-feira, às 17h, acontecerá a live de lançamento do Caderno de Anita Garibaldi, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul bique conta um pouco da trajetória da heroína, figura marcante na história do Rio Grande do Sul. A transmissão será na fanpage da Sedac (facebook/rs.sedac). Objetivo é enaltecer o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi (1821 – 1849)

 

A live contará com a presença da presidente da Comissão Estadual do Bicentenário de Anita Garibaldi e autora do Caderno, Elma Sant'Ana, a representante do Instituto Anita Garibaldi, Alessandra Motta, e a representante do Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS), Luciana Oliveira. A mediação ficará por conta do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Marcos Paulo.

 

 

Bicentenário de Anita Garibaldi

 

 

No estado vizinho, para garantir o merecido reconhecimento à memória de Anita, o Decreto nº 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicando 2021 às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

 

Em Santa Catarina, o decreto estadual também visa comemorações e difundir a memória e a história de Anita Garibaldi, além de promover e solidificar o turismo histórico, cultural e cívico no Estado.

 

Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em 30 de agosto de 1821, na cidade de Laguna, no Sul catarinense, Ana Maria de Jesus Ribeiro ficou internacionalmente conhecida como Anita Garibaldi. A lagunense recebeu o título Heroína dos Mundos por ter participado de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi.

 

A heroína morreu em 1849, aos 27 anos, e teve os restos mortais sepultados – pela última vez – na Coline de Gianicolo, em Roma.

 

Várias atividades estavam programadas para este ano foram adiadas devido à pandemia.