Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

flama
Laguna inicia construção do Plano Municipal da Mata Atlântica

Publicado em 11/05/2022 às 15:31 - Atualizado em 11/05/2022 às 15:35

A Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) realizou a primeira reunião para planejar a formulação do Plano Municipal da Mata Atlântica de Laguna (PMMA), através de uma convocação, intermediada por meio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA).

 

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um planejamento que visa realizar o diagnóstico da vegetação nativa remanescente, analisar as principais causas de desmatamento e construir ações preventivas para evitá-lo, além de definir as áreas prioritárias para conservação e recuperação da Mata Atlântica na cidade. Com o plano, Laguna poderá ter um norteamento para uma política pública oficial do município e ainda ter prioridade na busca por financiamento de projetos de conservação e, orientar ações como compensação ambiental nas áreas de maior interesse ecológico.

 

A equipe sugeriu um plano de trabalho de um ano para a construção do documento, realizando reuniões mensais nas primeiras quartas-feiras de cada mês. A participação de outros representantes das universidades, órgãos ambientais, entidades da sociedade civil e do poder público está aberta e novos convites serão realizados ao longo deste mês, buscando garantir a participação social e também a articulação com as diferentes iniciativas do poder público.

 

A formação de um grupo de trabalho deverá ser oficialmente formalizada. Além de servidores da Fundação, estiveram presentes representantes do COMDEMA, da UDESC, de entidades ambientalistas e empresas de consultoria ambiental.