• ?

educação
Gestores das Unidades Municipais de Ensino discutem sobre estratégias de Busca Ativa Escolar de alunos em idade obrigatória

Publicado em 21/06/2022 às 14:37 - Atualizado em 21/06/2022 às 14:38

Na manhã do dia de hoje, 21, gestores das creches e escolas municipais se reuniram para discussões acerca das Estratégias de Busca Ativa Escolar, com organização de ações a serem realizadas de maneira articulada no combate à exclusão e o abandono escolar em idade obrigatória, dos 4 aos 17 anos.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Educação e Esportes de Laguna, Senhora Juliana Fagundes de Carvalho Luz, apresentou aos gestores material de orientação acerca da legislação vigente e tomada de decisões em casos de faltas dos alunos, com sensibilização das famílias e acionamento dos órgão de proteção à criança e adolescente.

Estudos demonstram que o abandono escolar afeta a vida de centenas de crianças e adolescentes no Brasil, sendo ainda mais problemático em consequência da Pandemia, que suspendeu as aulas presenciais e afetou drasticamente a vida de todos.

Segundo Juliana, “conhecer os problemas que levam um aluno a se afastar da escola é fundamental para enfrentá-los. Para isso, estamos investindo na formação de gestores e criando ferramentas de controle, monitoramento e busca ativa escolar. Nossas ações são intersetoriais e estão sempre a favor do aluno”.

As unidades municipais de ensino utilizam o Sistema Apoia para registro dos alunos infrequentes, mas antes disso realiza ações de Busca Ativa Escolar, buscando orientar as famílias sobre o quanto a escola é importante para os alunos, em parceria com o Conselho Tutelar.

Foram ainda discutidos assuntos referentes à avaliação dos alunos e Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei 1811, de 11 de junho de 2015, os quais estão relacionados ao combate ao abandono escolar.

Saiba mais sobre a Educação na Rede Municipal de Ensino:

- Lei nº 1811 de 11 de junho de 2015, que aprova o Plano Municipal de Educação de Laguna e dá outras providências.

Link: https://leismunicipais.com.br/plano-municipal-de-educacao-laguna-sc

- Decreto nº 6.591, de 14 de novembro de 2021, que institui a Política Municipal de Alfabetização do Município de Laguna/SC e dá outras providências.

Link: https://leismunicipais.com.br/a/sc/l/laguna/decreto/2021/660/6591/decreto-n-6591-2021-institui-a-politica-municipal-de-alfabetizacao-do-municipio-de-laguna-sc-e-da-outras-providencias