Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educação
Preservação do Butiá é tema trabalhado no CEI Padre Augustinho

Publicado em 22/06/2022 às 13:13 - Atualizado em 22/06/2022 às 13:16

Não basta dizer que a natureza deve ser protegida, não basta apenas falar o quanto é importante a preservação do meio ambiente e a valorização da cultura local, é preciso que as ações sejam feitas para serem ensinadas de verdade.

 

O Centro de Educação Infantil Padre Augustinho, localizado no bairro Progresso, já reconhece que a lição que fica aos pequenos é despertada no fazer, nas ações práticas, as quais têm mais chances de se tornarem conhecimento para toda a vida, e assim se fez com o “famoso” pé de Butiá, butiazeiro, localizado no espaço externo da instituição há mais de 20 anos.

 

Na instituição, ele sempre foi preservado pelos profissionais, cuidado junto às demais plantas que ornamentam o canteiro, mas esse ano se tornou foco de estudos e projetos temáticos que envolvem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.

 

Segundo a Diretora da Unidade, Senhora Márcia Adriana Feltrin, “o nosso butiá agora é fonte de conhecimento, na verdade sempre foi, mas com o nosso projeto ODS conseguimos valorizar esses aspectos da natureza que sempre estiveram tão perto de nós, que fazem parte da nossa rotina escolar”.

 

Uma das atividades desenvolvidas no projeto é o preparo do “Bolo de Butiá” que será preparado pelos alunos da turma da Pré-Escola II e promete que todos aprendam e se deliciem nesse momento.

 

Ainda são realizadas atividades que recontam a história do butiá de maneira lúdica e até mesmo artes manuais com sua palha.

 

O “Butiá” é considerado como “a árvore representativa do meio ambiente do município de Laguna”, como institui a Lei 1.121, de 30 de novembro de 2005, sendo expressamente proibido a queimada e o corte, salvo nos casos de transplantes autorizados pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente - FLAMA.

 

Saiba mais:

https://leismunicipais.com.br/a1/sc/l/laguna/lei-ordinaria/2005/113/1121/lei-ordinaria-n-1121-2005-institui-a-arvore-butia-como-arvore-representativa-do-meio-ambiente-do-municipio-de-laguna-e-da-outras-providencias?q=buti%C3%A1


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar