Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

turismo
Arte, cultura e Surf no Farol de Santa Marta

Publicado em 16/08/2022 às 15:49 - Atualizado em 16/08/2022 às 15:57

Enquanto o CBSURF BIG WAVE MORMAII 2022, apresentado pela Big Waves Brasil (BWB) não dá o Sinal Verde para a competição que coroará o primeiro Campeão Brasileiro CBSURF da história, o Farol de Santa Marta movimenta a cultura surf por meio do HANG 9 SURF MUSIC FESTIVAL, um festival com música, arte, fotografia, gastronomia e muito surf!

 

A iniciativa é do Cardoso Surf Camping e Pousada, junto ao restaurante Praia Grill, estabelecimentos que servirão como base para o CBSURF BIG WAVE MORMAII 2022. Os estabelecimentos estão situados na praia do Cardoso, palco da competição e pico de uma das maiores e melhores ondas grandes do Brasil.

 

O festival acontecerá dia 20 de agosto (sábado), a partir das 14h, e contará com as bandas Casa do Mato; Recoice; Rivotrio e Rafa Pizetti. A exposição de quadros, pinturas e fotos ficarão por conta de Francisco Oliveira; Vibi Cavaler; Jarbas Soares (Binha); Marchioro e Bruno Alvarez.

 

A iniciativa é apoiada pela Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM) e pela Big Waves Brasil (BWB), além de diversos estabelecimentos comerciais da região, como: Session Store; Santa Marta Surf Shop; By Chelo Surf Skate Shop; SaltWater Brazil; Mercado Cardosão; Moment Surf Skate Shop; Nugget Skate Crew; Planet Wave; Index Krown; Cervejaria Dus’Cão; Farol Sul Imóveis; Gelox Refrigeração; BitMap Comunicação Visual; SDA Assessórios e Córdova Materiais de Construção. Organização R&M produções.

 

Como ação social vinculada ao festival, as pessoas que trouxerem um produto de limpeza ou de higiene para doação ao Asilo Santa Isabel de Laguna, serão recompensadas com uma caipirinha!

 

A previsão das ondas da praia do Cardoso para sábado indica ondulação de sul, com período entre 10 e 11 segundos, boa energia e potência, e vento oeste/sudoeste (terral) moderado. Já a previsão do tempo indica sol entre algumas nuvens, prometendo um dia muito agradável!

 

Maiores informações sobre o HANG 9 SURF MUSIC FESTIVAL você poderá acompanhar no instagram @cardososurfcamping.

 

DECISÃO ACERTADA

 

Durante a passagem do último ciclone no Farol de Santa, muitas pessoas estavam questionando o por que não foi chamado o Sinal Amarelo do CBSURF BIG WAVE MORMAII 2022. Os telefones dos organizadores não paravam de tocar.

 

Thiago ‘Jacaré’, Diretor de Ondas Grandes da CBSURF, ponderou todas as previsões e as opiniões de outros Diretores da CBSURF e de renomados big riders para chegar à uma conclusão e tomar uma decisão.

 

Até 8 dias antes da data prevista para a chegada do swell, a previsão apontava uma ondulação muito grande e potente, com período e energia altos, e vento do quadrante oeste/sudoeste (terral) moderado/forte. Tudo indicava a chamada do Sinal Amarelo!

 

No 7º dia antes da data da chegada do swell, o vento começou a virar mais para o quadrante sul, fato que deixaria o vento mais lateralizado e mais de maral para a praia do Cardoso, podendo prejudicar a formação das ondas. O tamanho e a potência do swell também começou a baixar, assim como o período. Este deveria ser o dia para a chamada ou não do Sinal Amarelo, porém, com a alteração de cenário, Jacaré optou por adiar em 1 dia a decisão.

 

No 6º dia que antecederia a competição, o vento se definiu em sul/sudeste (maral), aumentando também a intensidade. O ciclone se deslocou mais para o norte da costa de Santa Catarina, afastando-se da praia do Cardoso e perdendo tamanho e potência. Com isto, foi tomada a decisão de não chamar o Sinal Amarelo.

 

No dia 10 de agosto os fortes ventos do ciclone atingiram a região do Farol de Santa Marta, trazendo muito estrago para as comunidades costeiras, e no dia 11 de agosto o swell encostou no seu auge, porém, de fato com vento maral muito forte e tamanho não muito grande, definindo como acertada a decisão de não chamada do Sinal Amarelo da competição.

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE CHAMADA DO EVENTO?

O CBSurf Big Wave Mormaii 2022, apresentado pela Big Waves Brasil (BWB), será realizado em um único dia, dentro de uma ‘Janela de Espera’ de três meses, que se iniciou no dia 15 de julho e se encerra no dia 15 de outubro. A previsão continuará sendo analisada pela equipe de monitoramento, que utilizará o sistema de sinais para uma possível chamada da competição.

 

O Sinal AMARELO, gerado com aproximadamente 7 dias de antecedência, serve para deixar todos os atletas, staff, prestadores de serviço, órgãos públicos e expectadores em sobreaviso sobre uma possível realização da competição, e os Sinais VERDE ou VERMELHO servem para confirmar ou cancelar os deslocamentos de todos até o local da competição”, diz Reinaldo Jaeger, Gestor de Projetos da Big Waves Brasil e auxiliar de Thiago ‘Jacaré’ na Diretoria de Ondas Grandes da CBSURF.

 

SHOW DE SURF COM TRANSMISSÃO AO VIVO

A organização do evento promete uma transmissão ao vivo de primeira qualidade, com diversas câmeras de ação, comentaristas web de peso e repórteres de beira de praia. Tudo isso para as pessoas acompanharem toda a ação nos mínimos detalhes, onde quer que estejam. Além da competição, haverá também a clássica Conferência Técnica dos eventos de Ondas Grandes da BWB, e dessa vez com a parceria da ‘Caravana do Surf’ da CBSurf’. A Conferência também terá transmissão ao vivo, assim como a cerimônia de premiação ao final da competição. A transmissão ao vivo será realizada pelo site da CBSurf: https://cbsurf.org.br

 

OS RESPONSÁVEIS PELO CBSURF BIG WAVE MORMAII 2022

A BWB apresenta o CBSurf Big Wave Mormaii 2022, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer. A Agência Dream Factory é a grande parceira da CBSurf no evento. A competição é homologada pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e pela Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM).

 

Apoiam a realização do evento: Silverbay; Fu Wax; Surfland Brasil; Index Krown; Satto Surfboards; Cardoso Surf Camping e Pousada; Restaurante Praia Grill; Big Rider’s House; SunTech Protetor Solar; Session Store; Nob Multiesportes; Campo de Surf da Cigana; Cigana’s House; Restaurante San Duarte; TAC TeleCom; Náutica Sul; Swell Eventos; Alaia Surf Shop; Farol Sul Imóveis; Auto Posto Farol; Corpo de Bombeiros Militar de SC.

 

Fonte: BWB apresenta: CBSurf Big Wave Mormaii 2022 – Praia do Cardoso, Laguna/SC.

Maiores informações: imprensa@bwb.com.br – (48) 999487648